Toxina botulínica (BOTOX®)


 

A toxina botulínica é uma substância conhecida popularmente como “Botox”. Trata-se de uma proteína produzida pela bactéria Clostridium botulinum que possui a capacidade de causar uma quimiodenervação temporária, ou seja, paralisia da contração muscular, mantendo os músculos afetados relaxados ou enfraquecidos.

Atualmente ela tem sido amplamente utilizada na medicina humana com diversas finalidades. Na medicina estética, essa toxina é principalmente utilizada para bloquear a contração da musculatura subjacente às linhas de expressão indesejadas, diminuindo a quantidade de movimentos realizados e, consequentemente, das rugas.

Esse efeito é obtido é injetando-se a toxina nos músculos em quantidades muito pequenas e sempre em um músculo facial específico, para que apenas o impulso que orienta este músculo seja bloqueado, causando o relaxamento, fraqueza ou paralisia parcial local.

Os resultados estão relacionados com a dose, técnica de injeção e massa ou força do músculo tratado. Têm-se relatos de efeitos evidentes já aos 24-48 h após a aplicação, no entanto, o efeito máximo e completo geralmente aparece em 3 a 10 dias.

É importante saber que para fins estéticos, a toxina botulínica tem a capacidade de agir na prevenção das marcas de expressão. Ou seja, o melhor momento de procurar um profissional habilitado é justamente quando o paciente observar que a sua contração muscular está mais intensa e visível, de maneira que alguns vincos estão começando a surgir discretamente. Não existe uma idade certa, pode variar de indivídua para indivíduo. Aquelas pessoas que já possuem marcas fixas na face devem então recorrer a outros tratamentos estéticos como o preenchimento por exemplo. Mas, é indispensável a avaliação de um especialista.

A durabilidade desse efeito pode ser esperada de 3 a 6 meses. Pacientes que têm histórico de tratamentos prévios podem notar que os efeitos começam a durar mais tempo. Em alguns casos essa a duração do efeito também aumenta conforme o número de sessões realizadas.

É importante relatar que, assim como a ação da toxina botulínica ocorre de forma progressiva, alcançando seu ápice de efeito por volta do décimo dia após aplicação, a perda desses mesmos efeitos também ocorrerá gradativamente, variando individualmente entre cada pessoa, sendo que em torno do sexto mês a musculatura facial antes relaxada retoma a sua função por completo.

Open chat